segunda-feira, 31 de maio de 2010

Jornalista sem diploma? Uma realidade que em breve será um delírio do passado

Quase um ano após a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que acabou com a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão, Rio Grande do Sul, Natal (RN), Belo Horizonte (MG) e Maceió (AL) aprovaram recentemente projetos de lei que exigem diploma de jornalista para contratação de funcionários em órgãos da administração pública


A capital do Rio de Janeiro, Campo Grande (MS) e na Bahia também existem projetos de lei em tramitação. De maneira geral, os novos projetos de leis preveem contratação de jornalistas diplomados em cargos da administração direta, indireta e comissionados.

Em janeiro deste ano foi aprovado o projeto de lei de Belo Horizonte (MG), de autoria dos vereadores Adriano Ventura (PT-MG) e Luzia Ferreira (PPS-MG).


Em Natal (RN), a lei foi aprovada por unanimidade na Câmara e sancionada pela prefeitura em abril. Já no Mato Grosso do Sul, o projeto de autoria de Pedro Teruel (PT) que exige a formação superior específica em jornalismo para as contratações no serviço público da esfera estadual nos poderes executivo e legislativo, foi aprovado por unanimidade na assembléia no dia 18 de maio e agora aguarda análise do governo.


A decisão do Supremo pôs fim à exigência do diploma para exercer a profissão de jornalista, dando aos empregadores a liberdade de escolher profissionais com formação específica ou não. Porém, alguns casos podem ir parar na Justiça.


Em Curitiba (PR), um candidato sem diploma passou em primeiro lugar em um concurso para o cargo de assessor de imprensa da UFPR (Universidade Federal do Paraná). Como a seleção exigia o diploma, ele foi impedido de tomar posse. O candidato entrou, então, na Justiça para conseguir a nomeação, com base na decisão do STF.

Em fevereiro deste ano, a 4ª Vara Federal de Curitiba negou o pedido do candidato. Em abril, saiu a sentença final e o mandato de segurança foi julgado como improcedente. O profissional já entrou com recurso contra a decisão.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Redes Sociais será tema do congresso nacional de comunicação da Justiça

 Redes Sociais e Comunicação da Justiça. (Foto: Google Imagens).

De 2 a 4 de junho acontecerá em Porto Velho, capital de Rondônia, o Congresso Brasileiro de Assessores de Comunicação da Justiça (Conbrascom). Pela primeira vez o evento que reúne jornalistas de órgãos da Justiça, Ministérios Públicos, Tribunais de Contas e Defensorias Públicas ocorrerá na Amazônia.

Na programação do evento há oficinas, palestras, mesas redondas, apresentação de cases, painéis, workshops e reunião setoriais. O tema desta sexta edição será ‘Redes sociais e a comunicação da Justiça’ e será discutida a utilização das novas ferramentas, como o Twitter, na divulgação de informações para a sociedade.

O congresso tem a parceria do Portal Comunique-se na aplicação das oficinas. No dia 2, por exemplo, o portal apresenta as oficinas ‘Planejar e executar: gestão para profissionais de comunicação’ e ‘Conteúdo on line’.

Neste mesmo dia também acontece o workshop ‘Mídias Sociais na comunicação pública’, do Ineo Oficinas. E à noite a palestra ‘Redes digitais, transparência pública e cidadania’, de Ivo Correa, diretor de Políticas Públicas, Relações Governamentais do Google Brasil.

Mais informações sobre a programação e sobre como participar você podem acompanhar pelo site www.conbrascom.org ou aqui mesmo com a Equipe Anime.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Agenda de Eventos

Conheça alguns dos eventos que irão agitar o mundo da Comunicação em todo o Brasil.

• 18 a 20 de maio, a partir das 19hs - 11º Encomun (Encontro de Comunicação Social da Unipar). O evento acontece na Unipar em Umuarama – PR


Serão três noites (terça, 18, quarta, 19, e quinta, 20) de palestras, com profissionais experientes, entre eles Rodrigo Cierco, diretor regional do Ibope. Ele vai falar sobre audiência nos meios de comunicação, focado em nova metodologia de aferição. As palestras acontecem no Campus Tiradentes (Campus III), no auditório. As inscrições vão ser recebidas na coordenação do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, da Unipar. Mais informações pelo telefone (44) 3621-3822.



• No dia 24 de maio, a partir das 19hs - SimJOR - Simpósio Universitário de Jornalismo. O evento acontece no Teatro Bassano Vaccarini, em Ribeirão Preto – SP.



O evento contará com palestras dos jornalistas Tiago Brandão e Sílvia Garcia. Tiago Brandão é, desde 2007, o editor assistente de fotografia e repórter fotográfico no jornal Comércio da Franca, que tem abrangência em 27 cidades do estado de São Paulo. As inscrições para quem quer participar do Simjor estão abertas e deverão ser feitas na Secretaria do Curso de Comunicação Social da Unaerp, localizada na sala 02, bloco H da Universidade. A taxa de inscrição é de R$ 10,00 para estudantes da Unaerp e R$ 15,00 para os demais interessados.



• DE 25 A 28 DE MAIO – Congresso Mega Brasil de Comunicação 2010. O evento acontece no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.

Tema central: Pactos e impactos da comunicação para um planeta sustentável A Mega Brasil unificou seus dois congressos de comunicação - o de Comunicação Corporativa, que chega à sua 13ª edição, e o de Comunicação no Serviço Público, na 10ª edição - que, a partir de 2010 passa a chamar-se Congresso Mega Brasil de Comunicação. Dessa forma, o evento, pelo conjunto de conteúdos e intercâmbio de públicos, ganha nova dimensão reafirmando sua condição de maior e mais abrangente evento de Comunicação da América Latina. Mais informações no site www.megabrasil.com.br



• De 27 a 29 de maio de 2010 - XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro Oeste. Tema: Comunicação, Cultura e Juventude. Universidade Federal de Goiás – Goiânia – GO. Acesse www.intercom.org.br

• 02 a 04 de junho - Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça CONBRASCOM 2010, na UNIRON - União das Escolas Superiores de Rondônia, em Porto Velho, Rondônia.

O Evento é organizado pelo Fórum Nacional de Comunicação & Justiça. Paralelo ao encontro acontece a edição do 8º Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça contemplando trabalhos das Assessorias de Comunicação do Judiciário e do Ministério Público em 20 categorias. O Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça nasceu a partir do Encontro Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça, tem edições anuais e é um evento de ampla aceitação e reconhecimento técnico entre os profissionais de comunicação, comunidade acadêmica e do judiciário. Acesse www.conbrascom.org/conbrascom



• 08, 09 e 10 de junho de 2010 - 7ª Seminário Perspectivas Profissionais em Comunicação, no Auditório 11 da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.

O Laboratório de Comunicação Integrada da Faculdade de Comunicação da Uerj organiza anualmente um seminário com o objetivo de expor as diversas áreas de atuação dos profissionais de comunicação, assim como as atuais tendências da profissão e esclarecer as dúvidas dos alunos do ensino médio, dos cursos de Comunicação e demais interessados sobre as possibilidades de atuação, perfil e as perspectivas profissionais nas seis habilitações em Comunicação, a partir de palestras. Para mais informações acesse o site http://seminarioperspectivas.blogspot.com/

Jornalista Cleide Teles morre aos 40 anos de idade




A jornalista Cleide Teles morreu vítima de câncer de mama, na madrugada do último sábado (15). Ela lutava contra o câncer há três anos e estava internada na UTI do Hospital El Kadri, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. O corpo foi velado no Memorial Parque e foi sepultado na tarde de sábado.



Aos 40 anos de idade, Cleide se dedicava às campanhas de combate à doença.


Formada em Jornalismo pela UFMS, trabalhou na assessoria de imprensa da instituição de ensino.


Em seu blog, ela se descreve como uma guerreira, mãe de dois anjos lindos, no momento lutando pela vida. Nele, Cleide descrevia passo-a-passo toda esta sua batalha para vencer a doença.


Caso queira saber mais sobre a história de Cleide Teles, acesse http://cleide-teles.blogspot.com/


Aqui fica o nosso respeito à jornalista e aos amigos e familiares que sofrem com esta perda.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Câmara dos Deputados realiza 5ª Conferência Legislativa sobre Liberdade de Imprensa


Lei n.º 2/99 de 13 de Janeiro

CAPÍTULO I
Liberdade de imprensa
Artigo 1.º
Garantia de liberdade de imprensa

 
1 - É garantida a liberdade de imprensa, nos termos da Constituição e da lei.
2 - A liberdade de imprensa abrange  o direito de informar, de se  informar e de ser informado, sem impedimentos nem discriminações.
3  -  O  exercício  destes  direitos  não  pode   ser impedido ou limitado por qualquer tipo ou forma de censura.  






Liberdade significa ausência de submisssão, autonomia, espontaneidade, independência do ser humano. Ausência de submissão... Onde está a liberdade quando o assunto é linha editorial? Onde está a liberdade quando um jornalista tem que responder aos desejos do dono de um veículo de comunicação? Será que realmente temos motivo para comemorar o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa?

Este dia serve para refletirmos sobre o futuro da comunicação em nosso país. É dia para se discutir sobre a democracia nas mídias. Em como levar informação e formação à todas as classes. E para isto não basta mudar a mídia, é necessário que a mídia seja a fonte de mudanças.

O país grita por mais liberdade na imprensa, mais democracia, mais igualdade. Que a comunicação não seja um brinquedo para os privilegiados, mas sim o objeto de trabalho dos jornalistas e um instrumento em benefício do povo.

Em busca desta liberdade , a Câmara dos Deputados realiza hoje (04/05), a "5ª Conferência Legislativa sobre Liberdade de Imprensa". O evento acontece no Auditório da TV Câmara, localizado na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF), a partir das 9h30.

A Conferência é uma parceria da Câmara com a Associação Nacional dos Jornais (ANJ), a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), a Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) e a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

O evento - organizado em homenagem ao Dia Mundial da Liberdade de Imprensa- discute as maneiras de aperfeiçoar a liberdade de imprensa no Brasil e o seu contexto no cenário latino-americano. Nós, acadêmicos de comunicação aguardamos ansiosamente pelos resultados.