sábado, 10 de abril de 2010

Como aproveitar ao máximo o que a Universidade oferece?

O mercado de trabalho para o jornalista é bastante concorrido. É preciso ser um profissional versátil, ter espírito empreendedor e visão de mercado. Nunca se teve tantas possibilidades, e muitas delas surgiram em decorrência do avanço da web. Existe vida além do jornalismo tradicional, fora das redações.

 A única obrigação da universidade é fornecer os subsídios e as ferramentas (livros, aulas, atividades extra-classe, laboratórios) para que o aluno construa o conhecimento. Mas fazer um curso não garante que se esteja preparado para a profissão. E muito menos estar formado garante o ingresso no mercado de trabalho.

Os alunos do curso de Comunicação Social- Jornalismo da universidade Anhanguera-Uniderp têm a oportunidade de participar dos programas de bolsa estágio nos laboratórios de radiojornalismo na Rádio Uniderp FM - 103,7mhz, Unifolha on-line e na TV Pantanal. O aluno faz uma prova de seleção e se aprovado, recebe a bolsa-estágio no período de seis meses.

A aluna do 7º semestre de jornalismo Karla Lyara, 20 anos, é estagiária da TV Pantanal e comenta como isto tem ajudado na sua formação. "Você aprende na prática tudo aquilo que viu na teoria." Segundo ela, o aluno tem mesmo que extrair tudo o que a universidade oferece de experiências. "O estágio te dá oportunidade de ampliar o conhecimento," ressalta Karla.

Se o aluno aproveitar ao máximo tudo o que a universidade oferece em termos de laboratórios, ele sairá mais capacitado para o mercado de trabalho. A seguir, algumas sugestões para ser um aluno de jornalismo mais 'antenado':

1. Use bastante a Internet (algo como: existe vida além do Orkut e MSN).
2. Leia  sites e blogs sobre jornalismo.
3. Comece um blog.
4. Aprenda a contar histórias de mais de uma forma.
5. Sites importantes: Observatório da Imprensa, Jornalistas da Web, Comunique-se, Texto Vivo.
6. Você faz estágio? Trabalhe nos veículos de sua universidade, e procure por estágios fora da faculdade.
7. Utilize os recursos da universidade: converse com alunos mais antigos, e conheça seus professores.
8. Networking: faça contatos.
9. Conheça o mercado. Leia sobre ele.
10. Esteja aberto a mudanças (Nem todo jornalista precisa necessariamente trabalhar como repórter).


Anime Comunicações

Nenhum comentário:

Postar um comentário