Comunicar é o ato de trocar conhecimentos, divulgar uma ideia, notícia ou informação, tornando outras pessoas cientes de um determinado assunto. No mês de maio existem várias datas comemorativas no que diz respeito à Imprensa e a Comunicação. Dia 03 de maio, comemora-se o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.
Numa mensagem publicada em maio de 2006, o ex-secretário-geral da ONU, Kofi Annan, discursou à respeito desta data."A mídia não pode se limitar a informar sobre as mudanças ocorridas, mas deve ser também, ela própria, um agente de mudança," frisou.
Já o atual secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, disse na ocasião das comemorações ao Dia Mundial da Liberdade de Imprensa em maio de 2009, que "o respeito à liberdade de imprensa é um elemento indispensável para construir um mundo melhor, no qual se fomente a estabilidade e se imponha a democracia".
No dia 05 de maio comemoramos também, o Dia das Comunicações, data de nascimento de Marechal Rondon, responsável pela instalação de mais de dois mil quilômetros de linhas telegráficas em nosso país.
A Imprensa Nacional nasceu por decreto do príncipe regente D. João, em 13 de maio de 1808, com o nome de Impressão Régia.
Recebeu, no decorrer dos anos, novos nomes: Real Officina Typographica, Tipographia Nacional, Tipographia Imperial, lmprensa Nacional, Departamento de Imprensa Nacional, e, novamente, Imprensa Nacional, por isso comemora-se no em 13 de maio o Dia da Imprensa Nacional e outro evento histórico importante, a Abolição da Escravatura.
O dia da Imprensa Nacional é cheio de controvérsias. Era comemorado em 10 de setembro, data em que começou a circular "A Gazeta do Rio de Janeiro". Mas, devido a contestações de historiadores, a lei nº 9.8831 de 1999, mudou a data para 01 de junho, que é quando o jornal "O Correio Braziliense", de Hipólito da Costa circulou pela primeira vez.
E finalizando as comemorações, 27 de maio é dia Mundial dos Meios de Comunicação. Diante de tantas datas comemorativas, ressalto as palavras da Fenaj, que "conclama a sociedade para que seja nossa grande aliada na defesa da liberdade de expressão, da liberdade de imprensa, da democratização da comunicação e da informação voltada ao interesse público."
Destaca ainda, que a defesa destes princípios exige jornalistas responsáveis, organizados, preparados e comprometidos com a sua formação profissional.
Anime Comunicações
Nenhum comentário:
Postar um comentário