segunda-feira, 14 de junho de 2010

Igrejas utilizam redes sociais para evangelização


O Papa Bento XI divulgou este ano mensagem para o 44º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que foi no dia 6 de maio. A carta com o tema “O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos media ao serviço da Palavra” fala da relação entre a igreja e as novas mídias sociais. Segundo o Papa, o ministério sacerdotal deve utilizar o mundo digital para anunciar Cristo e comunicar a multiforme graça divina portadora de salvação mediante os sacramentos.

Com base, no ensino do Apóstolo Paulo que diz em I Coríntios 9:16: "Ai de mim se não pregar o evangelho!", muitas igrejas católicas e evangélicas têm utilizado as redes sociais e ferramentas da internet para divulgação dos ensinos do evangelho.

A paróquia São João Bosco já utiliza as mídias sociais. A igreja está procurando novos caminhos de integração com a comunidade. O Padre Wagner Galvão criou um blog pessoal, a pedidos dos catequistas, para que pudessem se aprofundar nos assuntos religiosos. Além disto, ele possui MSN e sempre está online com os fiéis que frequentam assiduamente a igreja. Entre uma conversa e outra, sempre surge uma conversa como:“Padre eu estou com dificuldade para ir na missa no domingo”, e ele responde: “Não tem problema, contanto que você não suma da igreja”.

Este estreitamento com os fiéis tenta deixar a linguagem adequada com o mundo e a geração atual, e com isto, trazer os mais jovens para dentro da igreja. Isto é uma tendência mundial, e todas as religiões estão aderindo. A igreja católica conta também com um assessor de imprensa, o jornalista Israel Espíndola, responsável pelo site da paróquia e pelo jornal impresso “Entre Nós”.

Nas igrejas evangélicas, as redes sociais também já fazem parte das ferramentas de evangelização. De acordo com o presidente da Aliança Evangélica Brasileira (AEVB), pastor Ronaldo Leite Batista, ele e muitos pastores utilizam o e-mail e o messenger (msn) nos assuntos da igreja. "Usamos o msn e e-mail apenas para falarmos com a liderança", conta Ronaldo.

O pastor Jean Bonfim, da Primeira Igreja Evangélica Batista de Campo Grande, ressalta que os líderes dos grupos de estudos bíblicos, chamados "células", são quem usam mais estas ferramentas para marcar as reuniões. "Eles frequentemente usam o twitter, orkut, e-mail e msn para se comunicar," explica o pastor.

Já o pastor Lelo da Igreja do Evangelho Quadrangular, que veio de São Paulo e tem um jeito despojado de se vestir, caracterizado por piercing, brincos e tatuagens, a igreja ainda tem certa resistência em usar a internet como ferramenta de evangelização. "Sou extremamente favorável a utilização de qualquer tipo de mídia dentro da igreja, mas encontro bastante resistência das igrejas com relação à informação", salienta o pastor, que tem perfil no orkut, facebook e twitter. "O twitter é mais para troca de links mesmo, e o facebook para contatos de amigos que tenho no exterior", explica. Ele conta que divulga os eventos da igreja por e-mail e faz uso do Yahoo Groups, onde pode-se enviar e-mails em massa por grupo específico. "Sou um 'fuçador' profissional de informática", brinca o pastor.

As igrejas evangélicas, assim como as católicas, ainda estão se organizando no que diz respeito a possuir um projeto de assessoria de comunicação dentro das instituições. A Primeira Igreja Evangélica Batista de Campo Grande, possui uma área de comunicação social, na qual funciona também uma produtora de vídeo e publicidade da igreja. "Temos um site, onde postamos não apenas matérias de assuntos religiosos, mas também outras notícias e releases," explica a jornalista responsável, Rafaela Gizzi.

Todos os cultos são gravados e o material é disponibilizado no site. A igreja possui dois canais a cabo, onde mostram este material gravado. "Usamos o twitter mais para postar links para o site e divulgar os eventos da igreja," conta Rafaela. Segundo a jornalista, a igreja tem um projeto de montar um jornal. " Já fazemos um boletim de comunicação interna, com informações dos eventos e cultos da igreja, mas nosso intuito é montar um jornal também".

O pastor Paulo Silva, da Assembléia de Deus Missões em Campo Grande, ressalta que as igrejas assim como todos os seguimentos tem usado os meios de comunicação para a evangelização dos povos. “Algumas denominações tem melhor utilização desses recursos, hoje em dia a televisão tem sido o melhor caminho para o alcance dos povos para a evangelização, como também o rádio e a internet " explica o pastor.
Já o pastor Ramão Colman, que também é jornalista, diz que o trabalho das igrejas com as redes sociais ainda é muito tímido, mas aos poucos a igreja está percebendo que tem essa possibilidade ilimitada de uso na internet que possibilita a comunicação instantânea com outras pessoas do outro lado do mundo.

2 comentários:

  1. Fico feliz por saber que a Igreja Católica está dando mais um passo impotante na evangelização do mundo moderno, mas fiquei triste por saber que tem padre por aí dizendo para seus fiéis que estão com dificuldade de ir a missa aos domingos que: “Não tem problema, contanto que você não suma da igreja”???????? Mas o que é isso?????? Ele não sabe que é pecado não ir à Igreja aos Domingos???? Está nos 10 mandamentos da Lei de Deus. Peço por gentileza que vocês do site"Anime Comunicação", tenham cuidado com o que escrevem, primeiro tenham certeza se o Padre disse isso pra depois postar na internet, desse jeito vocês estão manchando o nome de alguns padres e da Igreja Católica. Obrigada pela atenção!!

    ResponderExcluir
  2. Galera, segue a dica: http://suarede.com.br. Minha igreja acabou de lançar uma rede social com esta empresa.

    ResponderExcluir